quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Suposições

Ele tinha várias manias. A maior delas era a de complicar o perfeito. Ele era apaixonado por complexidades. Gostava de bagunçar o impecável. Ocupava a maior parte do seu tempo procurando insatisfações. Passava os dias tentando convencer-se de que sua vida não tinha sentido algum. Essa era sua maior tolice, porque a brisa sempre soprava a seu favor, mas ele fazia questão de caminhar contra o vento. Ele era um caçador de descontentamentos.

Tinha um vício incomum. Privava-se de tudo: do amor, da harmonia, da compaixão, da satisfação. Não optava pelos caminhos simples. O mais trabalhoso sempre lhe chamou mais atenção. Todavia, nunca quis se ferir, se maltratar. Este era um ato inconsciente e persistente.

Também tinha seus otimismos que se opunham aos pessimismos. Sempre reservava algumas horas de suas noites para observar o céu. Fazia questão de ter os seus minutos com a natureza e com sua imaginação. Escolhia a hora em que a rua não estava movimentada para sentar-se na calçada e admirar as estrelas. Só conseguia ver todo aquele brilho por causa da escuridão. Consigo, era o mesmo caso.

Até que se deu conta de que seu destino dependia do poder de sua mente. Era difícil ter algum pensamento positivo em meio à tantas teorias da conspiração que já criara. Nunca pensava em si mesmo – o egoísmo era só uma máscara. Colecionava suposições sobre o pensamento dos outros que fazem parte da sua história. Talvez pelo ócio, talvez pela mania de se privar. Ele fazia parte dos que pensavam, não dos que sentiam. E se não fosse por isso, ele não seria um bom contador de histórias. Narrar suas mudanças constantes era mais do que um passatempo – era sua sina.

2 comentários:

  1. Uma bela auto-análise, meu amigo – sim, eu sei que está falando de si mesmo. Simplesmente acho maravilhoso quando um artista sabe pintar seu auto-retrato.
    E, como sempre me acontece depois de ler um texto seu, uma frase em especial chama mais a atenção. E frase de "Suposições" foi a seguinte: "Ele era um caçador de descontentamentos." Acho que me pegou tão de surpresa que fiquei sem reação. Sabe quando poucas palavras fazem você viajar em pensamentos? Pois é. Acabou de ser comprovado que Shakespeare e Drummond não são mais os únicos que têm o dom de me levar a isso (risos).
    Espero que entenda que não estou dizendo que o restante do que você escreveu não seja bom, muito pelo contrário: acho que esse foi o seu melhor texto até agora... Inclusive, gostaria de comentar que o último parágrafo foi muito, muito bem escrito!!! Cheguei a me arrepiar! Sério, estou impressionada com a quantidade de coisas que você soube dizer, mesmo não usando muitas palavras.
    Mas não vou ficar aqui dizendo todas essas coisas que você já sabe, não é?! (risos)Pela milionésima vez: PARABÉNS!
    Orgulho enorme de você, querido s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como você só conseguiu comentar sobre este texto no dia seguinte em que leu, eu também fiquei um dia pensando no que responder neste comentário. Claro, é um texto que me descreve na maioria das palavras. Um escritor que se preza não revela totalmente sua personalidade.
      Sobre "caçador de descontentamentos": a calmaria me incomoda. Gosto de me sentir intrigado com alguma coisa. Aí saiu isso, essa frase que você achou tão impactante.
      Se eu te deixei sem reação, você também me deixou sem reação ao me incluir nos escritores que te fazem devanear. Cara, Shakespeare e Drummond, como posso ser incluso num grupo desses? É realmente uma honra.
      "Suposições" é um dos meus textos mais importantes para mim, fico muito feliz dos leitores terem gostado.
      Que nada, é você quem me dá orgulho, te agradeço todos os dias. Obrigado sempre! <3

      Excluir